São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incubadora da Fiesp abriga 61 empresas

SILVANA QUAGLIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Abrir seu próprio negócio. Mais do que um sonho de muitos empregados, se transformou na saída para o desemprego. A Grande São Paulo tem um exército de mais de um milhão de desempregados.
Perto desse número, as 61 microindústrias beneficiárias de um programa de assistência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) podem ser consideradas felizardas.
O projeto Incubator começou em 1990 e funciona em parceria entre a Fiesp, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e algumas prefeituras do Estado. Estão em funcionamento cinco incubadoras no Estado de São Paulo. As 61 empresas geram 360 empregos.
Cada uma das incubadoras abriga entre 8 e 12 micro. Em 1996, pelo menos 11 novas incubadoras deverão entrar em funcionamento, atingindo 110 novas empresas.
A base do programa é a coletivização do espaço físico e da infra-estrutura para que a empresa funcione. O empresário não terá de pagar aluguel e dividirá despesas de secretária, telefone, fac-símile, segurança e limpeza. As microindústrias são instaladas em boxes de, no mínimo, 60 m².
Como o nome sugere, o programa trata de idéias boas, porém frágeis, que sem ajuda específica normalmente não sobreviveriam. O contrato vale, inicialmente, por um ano, prorrogável por mais um.
"Depois desse período a empresa deverá ter ganho estrutura suficiente para sair da incubadora e andar pelas próprias pernas", afirma Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, diretor do Dempi (Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria), da Fiesp.
O Dempi oferece consultorias e cursos em conjunto com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Sebrae.

ONDE ENCONTRAR
Dempi - (011) 252-4457.

Texto Anterior: Como montar uma imobiliária?
Próximo Texto: Empresário deve criar produto novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.