São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MoMA expõe obras de artista brasileiro

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O artista plástico cearense Leonilson (1957-1993) foi escolhido para participar do "Projects", exposição realizada pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) para revelar novos talentos.
Leonilson foi um principais expoentes da "Geração 80". Morreu de Aids em 1993.
Na mostra -que começou na quinta-feira e vai até 12 de março-, Leonilson divide o espaço da Garden Hall Gallery com o escultor alemão Oliver Herring.
Foram escolhidos 11 trabalhos do artista brasileiro, todos bordados. Segundo Starr Figura, curadora do MoMA e responsável pelo "Projects", o que mais chamou atenção nos bordados de Leonilson foi a maneira como ele combinava plasticidade e poesia.
O artista brasileiro mistura palavras em inglês, francês, espanhol e português. Para que o público norte-americano pudesse "entender" o significado completo dos bordados, foram feitos quadros com a tradução das palavras ao lado de cada obra.
Leonilson começou a bordar por volta de 1989, depois de passar a maior parte da década de 80 se dedicando à pintura. As obras selecionadas foram produzidas entre 1989 e 1993, a maioria de colecionadores particulares.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Manguebeat ganha influência de cultura rural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.