São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Competição deve ter novo goleador

MÁRIO MOREIRA; ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL*

O Paulista deverá ter um artilheiro inédito em 96. Nenhum dos principais candidatos ao título já foi goleador em edições anteriores do torneio.
Neste ano, concorrem à artilharia Valdir, do São Paulo, Giovanni, do Santos, Luizão e Djalminha, do Palmeiras, Edmundo, do Corinthians, e Amoroso, do Guarani.
Bentinho, da Portuguesa, um dos artilheiros do ano passado -jogando pelo São Paulo, empatou com Paulinho, da Portuguesa, em 20 gols-, está sem contrato, à venda, e não deve participar da disputa. Paulinho deixou o futebol paulista.
Apesar do prestígio que o título de goleador do Campeonato Paulista traz a qualquer jogador, nenhum dos maiores concorrentes deste ano fala sobre o assunto como um objetivo a ser perseguido.
"O mais importante não é fazer muitos gols, mas fazer gols importantes", afirma Valdir. "A artilharia é parte do projeto, mas não é tudo. Também gosto de dar assistências."
Edmundo, que sempre foi um artilheiro "secundário" nas equipes em que atuou, garante que não tem pretensão "nenhuma" de fazer muitos gols. "Não me incomodarei se não for o artilheiro, mas sim se o Corinthians não ganhar."
Giovanni adota postura semelhante. "Quero fazer muitos gols, mas a prioridade é ser campeão." Ele acha que seus companheiros Jamelli e Marcelo Passos também têm chance de disputar a artilharia.
Amoroso acredita que pode fazer até 25 gols no Paulista. "Mas minha prioridade é voltar à seleção."
Djalminha diz que pretende marcar muitos gols, mas também não coloca a artilharia como um objetivo. "É lógico que vou querer fazer gols, mas o principal é jogar bem."
Nos dois Paulistas que já disputou, ambos pelo Guarani, ele marcou 30 gols (18 em 94, quando foi vice-artilheiro, e 12 em 95).
Seu companheiro Luizão não foge ao discurso geral. "Minha meta principal é ajudar o time a ser campeão", diz o atacante, que, no último Campeonato Brasileiro, marcou oito gols em dez jogos pelo Guarani.
Apesar do favoritismo desses jogadores, é bom lembrar que o Paulista costuma revelar artilheiros.
(MMo)

* Colaboraram ARNALDO RIBEIRO, da Reportagem Local, a Agência Folha e a Folha Sudeste

Texto Anterior: Times se reforçam com dribladores
Próximo Texto: FPF tenta aumentar o tempo de bola em jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.