São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário de Saúde é sequestrado e baleado em cidade no sul do Pará

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O secretário municipal de Saúde de Xinguara (800 km de Belém-PA), Wilson Gentil, foi sequestrado e baleado na madrugada de ontem.
Segundo o prefeito Elviro Faria Arantes (PMDB), Gentil, que é médico, saiu de casa para fazer um atendimento de emergência e foi abordado por três homens.
Um deles apontou um revólver para Gentil e o obrigou a dirigir, enquanto os outros dois o seguiam em outro carro.
Em uma estrada deserta, o secretário teria sido espancado, mas reagiu e levou um tiro de raspão na barriga. Na confusão, conseguiu fugir em direção ao carro. Os homens não o seguiram.
A polícia investiga uma eventual ligação do sequestro com denúncias de superfaturamento nos postos do SUS (Sistema Único de Saúde), sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, comandada por Gentil.
Segundo o coordenador da 12ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde, Wainer de Lima, autor das denúncias, os postos de Xinguara anotavam um número de atendimentos maior que o efetivamente realizado. O SUS repassa as verbas conforme a quantidade de atendimentos. De acordo com a regional de saúde, as fraudes, que teriam começado em 1993, chegariam a R$ 1 milhão.
O secretário baleado foi atendido no hospital da cidade e descansava em sua casa ontem à tarde. Ele não quis falar com a Agência Folha, nem sobre o sequestro, nem sobre as denúncias.

Texto Anterior: Adolescente acusado de matar advogada é preso
Próximo Texto: Policiais recompensam os informantes em RO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.