São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Traindo o Inimigo' retoma trama de policial negro dos anos 70

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Traindo o Inimigo" foi um dos primeiros filmes da década a retomar a estética das produções policiais negras dos anos 70 (ciclo chamado "blaxploitation"), que transformou as canções "Shaft" e "Superfly" em ícones.
Tão importante quanto a ação é a trilha sonora. No lugar do funk de Curtis Mayfield ("Superfly") e Isaac Hayes ("Shaft"), "Traindo o Inimigo" lançou a carreira do jovem rapper Snoop Doggy Dogg. A trilha do filme ("Deep Cover", em inglês), gravada pelo produtor Dr. Dre, traz o primeiro registro da voz de Snoop, em 1992, que ganhou projeção como o rapper mais promissor de sua geração.
Larry Fishburne faz um policial negro incorruptível, que se infiltra entre traficantes para conseguir provas contra um chefão da cocaína na América do Sul.
Jeff Goldblum faz um advogado judeu envolvido com a máfia de Medellín. Suas cenas de psicose cocainômana parecem ter sido a base do personagem de Sean Penn em "O Pagamento Final".
Cheio de reviravoltas, pequenas e grandes traições, o filme faz referência ao escândalo Irã-Contras, que envolveu o governo americano no tráfico internacional.
Algo entre Brian De Palma e Abel Ferrara, o filme alcança picos de tensão elevados para uma produção barata e traz aquele roteiro do policial disfarçado, que passou a ser reproduzido "ad tedium".

Filme: Traindo o Inimigo
Direção: Bill Duke
Elenco: Larry Fishburne, Jeff Goldblum
Distribuição: América Vídeo (tel. 011/864-3155)

Texto Anterior: "Bad Boy Bubby" é um herói do acaso
Próximo Texto: Buster Keaton estrela comédia sobre a Lei Seca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.