São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas complementam estudo em casa

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a garotada que se prepara para voltar à escola a partir da próxima semana, empresas especializadas em software educativo prepararam lançamentos em CD e disquetes como complemento ao programa escolar.
Títulos para checar ortografia, conhecimentos de literatura -para quem está no segundo grau- e exercícios com as operações básicas de matemática são as novidades que a Mac System tem em disquete (leia quadro ao lado).
Os programas são simples, operam em "Windows", têm poucos recursos de som, mas podem ser considerados bons aliados para os pais que buscam alternativas para ajudar os filhos a fazer exercícios.
A maioria das opções é para a garotada que ainda está no primeiro grau. É o caso de "A Cidade da Matemática", da editora Ática.
Os recursos gráficos estão acima da média dos produtos que existem na praça, e as propostas para checar os conhecimentos de matemática são corretas.
Os adolescentes vão encontrar nas prateleiras as mesmas opções do ano passado para algumas disciplinas, como biologia e física.
Se a idéia é consultar CDs para saber sobre novos fatos históricos e cruzar informações, as enciclopédias são a melhor alternativa. Os bons títulos ainda estão em inglês, caso da "Encarta 95" e da "Compton's 1995".
Algumas empresas transportaram para a mídia em CD livros de história do Brasil. Na hora de decidir-se por um dos títulos, leve em conta o conteúdo e a confiabilidade das informações -e não apenas a promessa de interatividade do programa.
Quanto aos títulos para geografia, há opções em disquete e em CD. Os disquetes trazem exercícios básicos com noções de coordenadas geográficas, condições climáticas, entre outros.
Em CD, há programas nacionais e importados. O que vale é a qualidade da informação. Às vezes, mapas animados, indicando fluxo de rios e oceanos, não são o termômetro adequado para qualificar um produto.
Um dicionário de português como o "Aurélio", ou de inglês, instalado no computador, acelera a busca de palavras.

Texto Anterior: Hacker vira personagem literário; Compaq divulga resultados do ano fiscal; Disquetes da IBM chegam ao Brasil; Notebook Pentium da ICC chega ao mercado; Epson lança duas impressoras matriciais; Sun e Apple podem fundir companhias; Empresa amplia limite de garantia; Ladrões preferem chips a dinheiro
Próximo Texto: Educadores questionam uso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.