São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996 |
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Educadores questionam uso
DA REPORTAGEM LOCAL Não há unanimidade quanto ao uso de programas educativos. Professores e educadores discordam sobre a necessidade de trabalhar com computador em casa ou na sala de aula.Para o Instituto Goethe, os programas servem de complemento, como qualquer outro recurso. As aulas de alemão, ministradas no Goethe, contam com videocassete, programas de TV, filmes e revistas. O uso do computador é indicado para o ensino básico e a realização de exercícios. Na opinião de educadores do instituto, o papel do professor dentro da sala de aula é preponderante, uma vez que é ele quem transmite as nuances da pronúncia. O coordenador científico da Escola do Futuro da USP, Fredric Litto, tem opinião contrária. Ele cita o sábio chinês Confúcio para justificar a necessidade do computador para estudar: "Conte-me alguma coisa e eu esqueço. Mostre-me alguma coisa e eu apenas lembro. Envolva-me com alguma coisa e eu compreendo". Para Litto, o computador "tem a capacidade de envolver as pessoas, porque é uma máquina interativa. Ela não faz nada se você não der uma instrução". Litto argumenta que o computador é um excelente aliado para complementar estudos. "Ele não substitui o professor, mas as atividades banais, como entregar informação, podem ser feitas pelo computador, mais eficiente." Texto Anterior: Programas complementam estudo em casa Próximo Texto: Soft de inglês serve de apoio Índice |
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