São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
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Educadores questionam uso

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há unanimidade quanto ao uso de programas educativos. Professores e educadores discordam sobre a necessidade de trabalhar com computador em casa ou na sala de aula.
Para o Instituto Goethe, os programas servem de complemento, como qualquer outro recurso.
As aulas de alemão, ministradas no Goethe, contam com videocassete, programas de TV, filmes e revistas. O uso do computador é indicado para o ensino básico e a realização de exercícios.
Na opinião de educadores do instituto, o papel do professor dentro da sala de aula é preponderante, uma vez que é ele quem transmite as nuances da pronúncia.
O coordenador científico da Escola do Futuro da USP, Fredric Litto, tem opinião contrária. Ele cita o sábio chinês Confúcio para justificar a necessidade do computador para estudar: "Conte-me alguma coisa e eu esqueço. Mostre-me alguma coisa e eu apenas lembro. Envolva-me com alguma coisa e eu compreendo".
Para Litto, o computador "tem a capacidade de envolver as pessoas, porque é uma máquina interativa. Ela não faz nada se você não der uma instrução".
Litto argumenta que o computador é um excelente aliado para complementar estudos. "Ele não substitui o professor, mas as atividades banais, como entregar informação, podem ser feitas pelo computador, mais eficiente."

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