São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carmen vira história

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Existe Carmen Miranda, a atriz e cantora, morta em 1954. E existe Carmen Miranda, o fenômeno, cujos clubes de fãs continuam em atividade até hoje, em diversos países.
Então, explica-se que o documentário "Carmen Miranda: Bananas Is My Business", tenha ido parar no canal Discovery (hoje, às 21h).
Há um tanto de arte na imagem de Carmen, mas também de ciência e negócios. Foi uma campeã do marketing. E, se sobreviveu à "política da boa-vizinhança" dos tempos da Segunda Guerra Mundial, foi em parte por isso e em parte pela enorme aplicação profissional.
As facetas pouco conhecidas de Carmen Miranda são muitas e é delas que o documentário, feito nos EUA, procura dar conta, prioritariamente, acompanhando-a desde a infância até a morte.
O que faltou a este documentário foi, com certeza, um tanto de dinheiro. O espectador poderá conhecer cenas inéditas da cantora. Ao mesmo tempo, sentirá falta de reencontrá-la em outros conhecidos (como em "Entre a Loura e a Morena", seu melhor filme, que só aparece de relance).
No conjunto, "Bananas", mesmo se não é o máximo, tem o mérito de reintroduzir Carmen no cenário não como estrela, mas como personagem histórico de pleno direito.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Daniela Mercury volta lenta e romântica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.