São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animação sobre Collor representa Brasil no Canadá

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Embalado por um batuque ufanista, o ex-presidente Fernando Collor de Mello vive, em alta velocidade, a metamorfose ambulante da sua trajetória pública e privada.
Assim é o que parece o curta de animação "Dinda's", que vai representar o Brasil, em novembro, no National Film Board (Canadá), um dos eventos mais importantes do gênero no mundo.
O autor do filme é o animador e publicitário paulista Daniel Messias, 58, que exibe um portfólio com 800 produções de desenhos.
Uma espécie de "pirataria" entre amigos e fãs de animação fez a fama do filme "Dinda's" na cidade de São Paulo nos últimos tempos.
As cópias para videocassete se multiplicaram, mesmo antes do lançamento comercial da fita.
O filme, que já ganhou prêmios em festivais do Brasil e de Cuba, virou "cult", para espanto do próprio autor.
Snoopy
O autor é conhecido na publicidade por criações como o frango animado que vende os produtos da empresa Sadia.
No mercado dos personagens internacionais, Messias também fez fama: é produtor exclusivo de Snoopy na América Latina.
"Dinda's", que passou rapidamente por cinemas do país, é uma charge na velocidade da política. O vídeo começa com a lendária cascata dos jardins babilônicos da casa do ex-presidente em Brasília.
Em três minutos e meio de filme, Fernando Collor tem a sua fisionomia alterada de todas as maneiras possíveis: aparece como porco, Pinóquio, Pato Donald e até em forma de um pênis.
Objetos voadores saem de dentro da figura do ex-presidente ao longo do filme. A situação mais engraçada é o vôo de um porquinho de moedas, metáfora animal para as acusações de corrupção disparadas contra Collor.
Toda a metamorfose do Collorgate produzida por Daniel Messias consumiu 1.200 desenhos, todos feitos com lápis aquarela e pastel sobre papel.
No final da fita, o todo-poderoso da Casa da Dinda (residência da família Collor em Brasília) surge, sem perder a pose, de pé, em cima da cabeça de PC Farias, seu bom companheiro e tesoureiro de campanha eleitoral.
Daí por diante só resta o fundo do poço. Os dois afundam na lama. Peixinhos aparentemente líricos nadam entre os dois e suspiram, tristes: "Oh, shit".

Video: Dinda's
Lançamento: Estúdio de Animação Daniel Messias (tel. 011/826-9799)

Texto Anterior: Paulo Coelho lança amanhã seu segundo livro na Itália
Próximo Texto: O eterno e o fugaz brigam em "Amores Expressos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.