São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ciclista' procura via fácil

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"O Ciclista" (HBO, 22h15), de Tran Ahn Hung, ressuscita as velhas histórias de "conteúdo social". Estamos no Vietnã contemporâneo. Ali, há um pobre puxador de riquixá (a diferença é que, aqui, a liteira vai na traseira de uma bicicleta, em vez de ser carregada a pé, como tradicionalmente).
Há disputa por pontos onde pegar clientes (dominados por gangues). Há uma irmã que, em face do miserabilismo, um gângster se empenha em jogar na prostituição.
Nada contra a denúncia das precárias condições de vida no Terceiro Mundo, ou em qualquer mundo. É impossível não se comover com o drama do desempregado em "Ladrões de Bicicletas", de De Sica, para lembrar um filme irmão.
Mas "Ladrões" não tirava sua força da miséria. Sua poesia vem da dignidade de um homem, da solidariedade impotente do filho, da indiferença das pessoas ao seu drama.
"O Ciclista" opta pelo caminho mais fácil da comiseração, o que limita seu alcance. Podemos concordar, ao fim do filme, que o Vietnã está no osso e também sentir pena do ciclista. E daí? O fato de isso ser verdade não nos informa muito mais sobre os homens, o mundo ou mesmo o país em que vivem.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Da necessidade de segurar o Santo Antônio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.