São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Literatura portuguesa centraliza atenções

CRISTINA GRILLO
ENVIADA ESPECIAL A FRANKFURT

A literatura portuguesa será o tema central da próxima Feira do Livro de Frankfurt. A decisão foi anunciada ontem pelo diretor da Feira, Peter Weidhaas e pelo presidente do comitê português, Antonio Mega Ferreira.
A intenção dos portugueses é usar a feira como porta de entrada para a literatura do país no mercado literário mundial.
"A feira dá visibilidade ao país homenageado, e vamos aproveitar isso, usando uma estratégia comercial forte e organizada", disse Ferreira.
O presidente do comitê português afirmou que serão investidos cerca de US$ 15 milhões e que a intenção dos portugueses é privilegiar novos escritores.
"Mas é claro que José Saramago, nosso escritor mais conhecido, será um convidado de honra", afirmou.
Ferreira disse que seu país não pretende repetir o que o Brasil fez em 1994 -quando foi o tema central da feira.
"Não houve uma estratégia comercial para o período seguinte e o que aconteceu é que pouco mudou no panorama da literatura mundial com relação ao Brasil", afirmou.
A estratégia portuguesa continua em 1998, quando o país vai sediar a última exposição mundial do século -o comitê que organiza essa exposição também é presidido por Ferreira.
A edição 96 da Feira do Livro de Frankfurt -que tem a Irlanda como tema central- só termina no domingo, mas Ferreira já tem pronto todo o projeto para 1997. Serão convidados entre 25 e 30 escritores.

Texto Anterior: UM POEMA
Próximo Texto: Editores brasileiros disputam títulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.