São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerda cria frente anti-'Bibi'

DO ENVIADO ESPECIAL

A oposição judaica no Knesset (Parlamento de Israel) criou uma frente contra o governo em conjunto com os árabes israelenses.
A frente foi formada oficialmente em reunião na quinta-feira em Shfaram. Hoje, deve ter sua primeira reunião formal.
Ela reúne o Partido Trabalhista, o partido Meretz, o partido Lista Árabe Unida, líderes de conselhos árabes israelenses e grupos pacifistas como o Paz Agora e o Toda uma Geração Quer Paz.
A idéia é dar continuidade aos protestos e comícios antigovernamentais que ocorrem desde o sábado retrasado -quando 50 mil pessoas se reuniram em Tel Aviv para culpar o premiê Binyamin "Bibi" Netanyahu pela onda de violência.
"O governo abriu o túnel (ao longo da Esplanada das Mesquitas), o governo deu o primeiro tiro", diziam faixas colocadas anteontem pelo Paz Agora em prédios em Tel Aviv.
Segundo a deputada trabalhista Yael Dayan, o objetivo da campanha contra a política oficial é a formação de um governo de coalizão ou até a renúncia de "Bibi".
A coalizão governista, formada pelo partido Likud (de Netanyahu) e membros da direita religiosa, principalmente, foi reforçada com a imagem vitoriosa do premiê após a reunião de Washington.
Na reunião de quinta-feira passada, ficou acertado que os árabes muçulmanos farão campanha intensiva junto às mesquitas -em especial em Jerusalém.

Texto Anterior: Arafat vence o "1º round" contra Hamas
Próximo Texto: Pesticida pode ter intoxicado soldados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.