São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra de verão deverá crescer 23% no Sul

FELIPE MIURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A região Sul deve colher 23% a mais de feijão na próxima safra de verão.
As previsões iniciais das secretarias de Agricultura dos três Estados apontam para uma produção de 774 mil t, contra 628 mil t na safra passada.
Isso poderá ocorrer, apesar de as estimativas apontarem redução de 3,3% na área a ser plantada na região Sul, avaliada em 882 mil ha.
É que a expectativa é de aumento na média de produtividade, que na safra passada foi prejudicada pela ocorrência de estiagem durante o plantio e o desenvolvimento da lavoura e chuvas no período de colheita.
A pior situação ocorreu no Rio Grande do Sul, que colheu apenas 40 mil t na última safra, com quebra de 75% em relação a 95.
Até o momento, o clima tem sido favorável para a nova safra.
Apesar de as chuvas das últimas duas semanas terem atrapalhado, o plantio está dentro do ritmo normal, tendo chegado a 47% da área total do Sul.
No Paraná, segundo Margorete Demarchi, da Secretaria de Agricultura, a área de feijão carioca deverá ser responsável por 54% dos 485 mil ha que serão semeados.

Texto Anterior: Feijão dispara no mercado de São Paulo
Próximo Texto: Abecitrus mantém previsão de safra em 352 milhões de caixas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.