São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal inglês fala de reeleição

Financial Times
de Londres

DO "FINANCIAL TIMES"

O jornal inglês "Financial Times" publicou ontem uma reportagem sobre os esforços do presidente Fernando Henrique Cardoso para tentar mudar a Constituição e conseguir um segundo mandato nas eleições de 1998.
A reportagem menciona encontro de FHC com o presidente da Câmara dos Deputados, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), que é descrito como um dos principais aliados do presidente no Congresso.
O maior jornal britânico especializado em economia afirma que o processo de análise e votação da emenda que propõe a reeleição presidencial pode demorar pelo menos seis meses.
Pressa
O diário explica ainda que, para mudar a Constituição, é necessário que dois terços dos deputados concordem.
FHC estaria querendo apressar o processo para que a votação ocorra antes de Luís Eduardo deixar a presidência da Câmara, em janeiro do ano que vem.
Para o "Financial Times", as eleições municipais pesaram contra e a favor dos planos de Fernando Henrique.
Diz que os partidos do governo foram bem. O PSDB vai dobrar o número de cidades controladas por integrantes da legenda.
Humilhação
O jornal destaca, porém, a perda "humilhante" do tucano José Serra em São Paulo e a possível vitória absoluta de Celso Pitta (PPB), candidato do prefeito paulistano, Paulo Maluf.
O jornal afirma que Maluf, que tem ambições presidenciais e muitos amigos no Congresso, pode ser a maior ameaça aos planos de Fernando Henrique.
A reportagem acaba dizendo que o perigo agora, para o Brasil, é que a reeleição domine o debate político nos próximos três meses.

Texto Anterior: FHC acena com reeleição de governadores
Próximo Texto: Motta se recupera bem, afirma médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.