São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados do PMDB vão apoiar petista

CLÓVIS ROSSI
DA REDAÇÃO

Apenas 24 horas depois de o ministro Luiz Carlos Santos (PMDB) ter formalizado apoio a Pitta, seus companheiros de partido e de bancada federal tomam atitude oposta: estão com Luiza Erundina.
A decisão é de três deputados federais peemedebistas, José Aristodemo Pinotti, Alberto Goldman e Aloysio Nunes Ferreira Filho.
Os três estavam reunidos ontem à noite no gabinete de Pinotti, em Brasília, com a presença também de Michel Temer, o líder do partido na Câmara. Mas Temer diz que, por ser líder, precisa ouvir não apenas toda a bancada, mas também a direção municipal.
Pinotti disse à Folha que respeita a "liberdade de manifestação" de Santos, mas acha que ela não representa a posição nem do governo FHC nem do PMDB. Pinotti chamou seus companheiros para a reunião do que ele batiza de "novo PMDB".
Seria a ala do partido nascida da vitória sobre o que foi o maior cacique peemedebista em São Paulo, Orestes Quércia.
Pinotti diz que ele e os dois outros deputados federais têm "idéias convergentes" com as de Erundina.
O candidato peemedebista derrotado em São Paulo procura descaracterizar a posição agora adotada como uma resposta direta à iniciativa de Luiz Carlos Santos.
"Atrasei minha manifestação pessoal na expectativa de que o partido se manifestasse institucionalmente, até verificar que isso vai ser impossível", explica Pinotti.
Já o presidente nacional peemedebista, deputado Paes de Andrade (CE), lava as mãos em relação à sucessão paulistana. Alega que a posição do PMDB tem que ser tomada pela direção municipal e que qualquer ação sua atrapalharia o que considera a "questão principal", qual seja, barrar a emenda da reeleição.
(CR)

Texto Anterior: PT cresce com imagem de 'bom gerente'
Próximo Texto: Dirceu impôs novo estilo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.