São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolar'96 quer 3 meses de produção

JACQUES CONSTANTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Escolar'96 começou ontem, em São Paulo, com expectativa de movimentar o equivalente a três meses de produção dos setores de materiais para escola, escritório e papelaria.
A feira, em sua 10ª edição, reúne 300 expositores de produtos como canetas, cadernos, agendas, cola, mochilas, lancheiras e toda a linha de acessórios para escritório.
"Esse é o momento em que as papelarias efetuam seus pedidos para o início do ano letivo", disse João Batista de Lima, presidente da Francal, empresa que organiza o evento.
O setor é sazonal, e vive seu melhor momento entre os meses de outubro e fevereiro, em razão da proximidade do início das aulas.
Pautados
Segundo Caio Coube, diretor setorial do grupo de cadernos e agendas da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), 70% da venda de pautados (cadernos, papel ao maço) ocorre entre outubro e fevereiro.
No período entre abril de 95 e março de 96, a venda do setor no mercado interno atingiu a marca de 85 mil toneladas. Houve uma queda de 15% em relação ao período anterior.
Coube credita a queda na produção ao aumento no preço de papel.
"O fim da euforia pós-Real também provocou a queda", disse.
Para Coube, a expectativa para 97 é uma volta ao patamar de 100 mil toneladas, em razão da recente queda no preço da matéria-prima.
Apesar disso, Coube espera uma queda no faturamento de sua empresa, a Tilibra. Em 95, a fábrica faturou R$ 144 milhões. Para este ano, a previsão é de R$ 130 milhões. A queda é esperada em razão da redução do preço do papel.
O segmento de colas brancas espera aumentar as vendas nos próximos meses.
Segundo Timm Fries, diretor comercial da Henkel, o mercado de colas líquidas deve crescer de 15% a 20% em 97.
"O poder de compra vem aumentando no últimos meses e, por causa disso, o setor tende a crescer", afirmou.

Escolar'96, até sexta, das 14h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Convites no local, para profissionais do setor.

Texto Anterior: Geração de energia deve ficar mais barata
Próximo Texto: Escócia e Canadá levam Nobel de economia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.