São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escócia e Canadá levam Nobel de economia

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

Um escocês e um canadense foram os vencedores do prêmio Nobel de economia deste ano entregue pela Academia Real de Ciências da Suécia.
Os dois vão dividir um prêmio de US$ 1,1 milhão.
O escocês James Mirrlees e o canadense William Vickrey foram escolhidos pela academia pelos mais de 20 anos de pesquisa em teoria econômica e de incentivo à informação assimétrica.
Em outras palavras, os dois estudaram, por meio de cálculos e de pesquisa acadêmica, como incluir o "ingrediente humano" na hora de criar um modelo de maior eficiência econômica, seja em governos, empresas ou instituições.
William Vickrey, 82, professor emérito da Universidade de Columbia (Nova York) nascido no Canadá, estudou nos anos 40 a relação do impostos com a produção. Ele afirmou, na época, que o aumento dos impostos pode afetar diretamente a produção.
Foi então que mais de 20 anos depois, Mirrlees, 60, professor de economia da Universidade de Cambridge (Inglaterra), levou adiante os estudos de Vickrey, desenvolvendo fórmulas matemáticas para calcular as relações ideais entre impostos e trabalho.
Mirrlees nasceu na cidade de Minnigaff (Escócia), é viúvo e tem duas filhas.
Trote
"Quando me ligaram da Suécia achei que fosse um trote. Pedi para repetirem", disse ontem Mirrlees.
Mirrlees foi professor na Universidade de Oxford de 1969 a 1995, quando começou a lecionar em Cambridge.
Ele também dirigiu a Sociedade Real de Economia, na Inglaterra.
"Estamos orgulhosos que um de nossos professores tenha recebido o Nobel", disse Alec Broers, da Universidade de Cambridge.
Para Martin Weale, do Instituto Nacional para Economia e Pesquisa Social, Mirrlees é um dos principais economistas teóricos da atualidade.
"A importância da tese desenvolvida é que a metodologia pode ser aplicada em outras áreas", disse Karl-Gustaf Lofgren, membro do comitê que escolheu os vencedores.
Nobel
O Nobel de Economia, um dos seis distribuídos pela Academia Real de Ciências, foi fundado em 1968 para comemorar os 300 anos de existência do banco central sueco, o Riksbank, que patrocina o prêmio.
Nos últimos quatro anos, o Prêmio Nobel de Economia foi ganho por norte-americanos. Em 95, Robert Lucas desenvolveu análises sobre teorias macroeconômicas e de política econômica.
com agências internacionais

Texto Anterior: Escolar'96 quer 3 meses de produção
Próximo Texto: Ganhadores são uma surpresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.