São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor lança coletânea de traduções de Fernando Pessoa

O português Arnaldo Saraiva está em São Paulo

NELSON ASCHER
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O crítico e escritor português Arnaldo Saraiva, professor catedrático da Universidade do Porto, está em São Paulo para lançar hoje, na Casa de Portugal, seu novo livro, "Fernando Pessoa Poeta-Tradutor de Poetas" (Lello Editores).
O volume traz o que até o momento se sabe -ou se supõe- serem todas as traduções que Pessoa teria feito para o português.
O ponto de partida desta coletânea foi a redescoberta, realizada no Brasil e divulgada pela Folha, em 90, de traduções esquecidas do poeta de "Mensagem".
Estas haviam sido encontradas na "Biblioteca Universal de Obras Célebres", coleção publicada em português no começo do século.
Saraiva, além de investigar detetivescamente, como uma "ficção" borgeana, a história dessa "Biblioteca", pesquisou e localizou nela outras traduções pessoanas (assinadas ou atribuíveis) que não haviam sido detectadas.
O resultado consiste em duas surpresas imediatas e uma terceira, cujo efeito deve se verificar num prazo mais prolongado. A primeira é a de ter o português traduzido poetas relativamente inesperados: os espanhóis Garcilaso de La Vega, Góngora e Quevedo.
A segunda é o acréscimo ao seu cânone de três textos excepcionais -poemas dos ingleses Shelley, Tennyson e Browning- que não apenas superam qualquer uma de suas traduções anteriormente conhecidas, como também se inscrevem como obras-primas dessa arte no nosso idioma.
E, se estiverem corretas as atribuições de Saraiva -nem parece haver motivo para pô-las em questão- a terceira, agudamente argumentada pelo crítico, é a da importância do trabalho tradutório na obra de Pessoa.
Embora o conjunto de suas traduções não seja volumoso, a qualidade dos textos comprova um empenho que ultrapassa em muito e apenas circunstancial.

Livro: Fernando Pessoa Poeta-Tradutor de Poetas
Autor: Fernando Saraiva
Quando: lançamento hoje, às 19h
Onde: Casa de Portugal (av. Liberdade, 602)

Texto Anterior: Jacques Chirac anuncia novo grande museu para Paris
Próximo Texto: Estilista belga faz apresentação étnica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.