São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jacques Chirac anuncia novo grande museu para Paris

BETINA BERNARDES
DE PARIS

O presidente da França, Jacques Chirac, anunciou a criação de mais um grande museu em Paris, o Museu das Civilizações e das Artes Primitivas.
A obra será a marca de sua administração, a exemplo do que foi o Beaubourg para Georges Pompidou, o Orsay para Giscard d'Estaing e o Grand Louvre para Mitterrand.
O museu deve ocupar uma área de 31 mil m2, no Trocadéro, na ala Passy do Palácio de Chaillot, onde estão localizados o Museu do Homem e o Museu da Marinha.
Também fará parte do museu uma "vitrine" no Louvre, de 1.200 m2, que funcionará como uma espécie de filial do museu, com as obras-primas "mais marcantes das Artes Primitivas", segundo comunicado divulgado pelo governo.
O novo museu vai absorver as coleções do Museu Nacional das Artes da África e da Oceania (24 mil objetos) e as peças da seção de etnologia (ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos naturais) do Museu do Homem (250 mil peças).
As coleções permanentes devem ocupar uma área de 7.500 m2. As exposições temporárias, 1.600 m2. Uma área de 8.200 m2 deverá ainda ser destinada a laboratórios e reservas.
O custo estimado do projeto é de 1 bilhão de francos (cerca de US$ 200 milhões).
O novo museu, cuja inauguração está prevista para o início do ano 2002, conta com o apoio do antropólogo Claude Lévi-Strauss, presidente de honra da Comissão das Artes Primitivas (conhecida como Comissão Friedmann).

Texto Anterior: Menções a drogas são cortadas de vídeos sobre os Beatles
Próximo Texto: Professor lança coletânea de traduções de Fernando Pessoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.