São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Karaokê na rede é superamador

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O amante de karaokê disposto a navegar pela Internet ficará feliz com o repertório imenso e para todos os gostos, mas vai se decepcionar com a qualidade do som, que ainda é insatisfatória.
Mas os aspectos sonoros são um problema menor se comparados com a demora na preparação do computador para poder utilizar programas de karaokê.
É fácil ultrapassar dez horas conectado à Internet descarregando os programas necessários.
Antes de mais nada, cheque se a placa de som do computador opera com o formato "wave table".
Entre as marcas mais conhecidas no mercado, operam nesse sistema as placas da família Sound Blaster, Ensoniq Soundscape e Yamaha DB50XG.
É até possível ouvir as músicas em outros formatos, mas, segundo comentários de usuários de karaokê na Internet, a diferença é a mesma que separa um teclado musical de brinquedo de um profissional.
Calvário
Descobertos os endereços -os mais completos encontrados pela reportagem da Folha são http://www.saskia.com/labrat/ karaoke.shtml e http://www. primenet.com/kennyb/ options.htm-, começa a via-crúcis do usuário.
Caso vá direto às músicas, você até consegue capturá-las.
Acontece que, ao copiá-las no disco rígido, elas aparecem em forma de caracteres indecifráveis.
Isso se deve ao fato de os arquivos de karaokê serem produzidos no formato ".kar". Esse formato, dividido em duas trilhas, permite a gravação de música e das letras.
Programas como o "Star 3" e "RealOrche" -oferecidos pelo Creative Lab da Coréia- transformam os caracteres em música e letras para acompanhar no monitor.
Esses programas são bastante complexos, e a operação para descarregá-los leva horas.
O programa "RealOrche", por exemplo, é divido em seis partes.
Hora de cantar
Com a instalação terminada, já dá para procurar uma canção do seu agrado e começar a explorar as possibilidades do karaokê.
Após capturar a música e abri-la em um dos programas, você ainda corre o risco de receber apenas a música em seu computador.
Nesse caso, é necessário que você capture também o programa "Soft Concert".
Esse processo vai tomar mais algumas horas.
Pronto. Se após tudo isso ainda sobraram paciência, voz e disposição, pegue enfim o microfone.

Texto Anterior: Teclado ergonômico; "Java WorkShop"; "Almanaque Abril"; Novo suporte da IBM; Micros da Inside; Plotter colorido
Próximo Texto: Saiba o que é preciso para melhorar o som
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.