São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é preciso para melhorar o som

DA REPORTAGEM LOCAL

Esquecida a empolgação inicial com o karaokê pela Internet, é hora de tentar melhorar o resultado sonoro do seu computador.
Começando pelo microfone. A reportagem da Folha experimentou o microfone que acompanha a placa de som Sound Blaster e um modelo profissional da Le Son.
Só a diferença sonora já compensaria o investimento em um microfone melhor. Mas, além disso, os modelos profissionais possuem fio mais longo, o que permite manter uma distância que dá uma noção mais precisa da junção da sua voz com o fundo musical.
Finalmente, o microfone da Sound Blaster tem o corpo muito sensível e leva até as caixas acústicas o som das fricções das mãos.
Ambiência
Mesmo com microfones profissionais, a voz ainda sai um tanto seca, com pouco brilho e sem nenhum eco. Para melhorar esse aspecto, é necessário o uso de uma unidade de reverberação.
Colocando um pedal de eco da marca Ibanez entre o microfone e a placa de som, foi possível conseguir resultado satisfatório.
Mas o mais indicado é usar processadores de voz e unidades de efeito -como o Yamaha SPX-90-, que, além de oferecer o eco necessário, ainda possibilita um controle adicional sobre o volume do microfone.
Imagem
Se você leva mesmo a sério essa história de karaokê, saiba que no mercado americano existe um produto chamado "TVator".
Ele permite a conexão do computador com um televisor e um aparelho de som. O preço do aparelho nos EUA é cerca de US$ 150.
Segundo usuários de karaokê na Internet, o "TVator" melhora as cores das telas e permite ler letras escritas em corpo minúsculo.
Os aparelhos para melhorar o som e a imagem do seu karaokê podem ser comprados na Internet. A home page The Internet Karaoke Store traz bons produtos.
Como grande novidade, os produtores dessa home page estão anunciando o processador digital de eco BMB Karaoke Ninja KN-X1.
Segundo os fabricantes, por US$ 109,95, esse aparelho permite controle total sobre o tempo de repetição do eco e fornece um equalizador gráfico (controle de graves, médios e agudos).

Texto Anterior: Karaokê na rede é superamador
Próximo Texto: "Z" chega para arrasar os inimigos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.