São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque turco contra curdos mata 129

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Turquia lançou ataques contra os separatistas curdos junto à fronteira com o Iraque em que 118 curdos e 11 membros das forças de segurança turcas morreram.
Nos últimos dez dias, 73 rebeldes morreram em ataques de forças turcas. Com a ofensiva de ontem, o número de mortos nos recentes confrontos chegou a 202.
Segundo funcionários turcos, os soldados atacaram os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão quando eles entravam no país desde suas bases no Iraque.
A Turquia já havia anunciado um plano para criar uma "zona de segurança" no norte do Iraque para impedir a entrada dos rebeldes.
"Aviões F-16 estão partido de Diyarbakir o dia todo", disse um funcionário turco na cidade do sudeste do país. Os combates entre os separatistas curdos e as forças de segurança da Turquia já deixaram mais de 20 mil mortos desde 1984.
Queda de avião
Um caça F-16 turco caiu ontem depois de ter sido interceptado por aviões gregos voando no espaço aéreo da Grécia sobre o mar Egeu.
A Grécia disse que não atirou contra o avião turco. O piloto se ejetou logo depois de ter sido interceptado. Os gregos o levaram a um hospital e disseram que vão devolvê-lo às autoridades turcas.

Texto Anterior: Erro de Dole leva 40 mil a página errada na Internet
Próximo Texto: Condenado jornalista que negou testemunho; Premiê nega soberania da Tchetchênia; Rebeldes do Khmer Vermelho se entregam; Ofensiva turca contra os curdos mata 129; Mexicano analisa papel da imprensa na AL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.