São Paulo, quarta-feira, 9 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taleban enfrenta guerrilha de líder uzbeque no norte afegão

Novo governo islâmico enfrenta ex-chefe comunista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A milícia estudantil Taleban, que tomou o poder no Afeganistão, entrou em confronto pela primeira vez com a guerrilha liderada pelo uzbeque Abdul Rachid Dostum, que controla o norte do país.
Afegãos na região próxima ao túnel Salang, 120 km ao norte de Cabul (capital), disseram ter visto fortes combates -não confirmados pelo Taleban e por Dostum.
As tropas das duas guerrilhas estavam entrincheiradas junto à região do túnel esperando uma solução negociada entre os grupos.
O Taleban havia dito que não queria lutar com o ex-líder comunista Dostum, mas só passar pelo túnel para seguir busca aos membros do governo deposto. Dostum negou a passagem e alertou que está disposto a "defender o seu território".
Segundo o embaixador do Afeganistão na Índia, Massod Khalili, o general Dostum decidiu apoiar as forças do governo deposto.
O Taleban declarou um governo islâmico, proibindo as mulheres de trabalhar e exigindo que servidores públicos usem barba.
Ontem, o Turcomenistão anunciou que discordava das outras repúblicas da ex-URSS, que condenaram o Taleban. O país disse que apoiava a milícia pois ela deu garantias para a construção de um gasoduto em território afegão.

Texto Anterior: População pode parar de crescer, diz pesquisa
Próximo Texto: Mentira estéril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.