São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Guerra de Canudos' consome R$ 6,5 mi

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Terminam no próximo dia 27 as filmagens de "Guerra de Canudos", produção que deve chegar aos cinemas brasileiros entre maio e junho de 97, segundo o diretor Sérgio Rezende, 45.
O filme, que está sendo rodado no povoado de Junco do Salitre, em Juazeiro (500 km de Salvador), chegará às telas no ano em que se comemora o centenário do final da guerra de Canudos.
A última etapa do filme começou a ser rodada há duas semanas. "Estamos filmando a destruição de Canudos", disse Rezende.
Para reconstituir a história da guerra, os produtores requisitaram junto ao Ministério do Exército cerca de 600 fuzis da época, espadas, revólveres e canhões.
Especialista em efeitos especiais, o técnico mexicano Federico Farfán também foi contratado pelos produtores do filme. Farfán, que já trabalhou em "Rambo 2" e "Dune", trouxe do México mais quatro técnicos. "O filme tem muitas cenas de lutas e explosões", explica.
Orçado em R$ 6,5 milhões, "Guerra de Canudos" tem como principais atores José Wilker (Antônio Conselheiro), Marieta Severo (Penha), Paulo Betti (José Lucena) e Cláudia Abreu (filha mais velha de Penha).
O filme é patrocinado pelo Banco Real, Petrobrás Distribuidora, Columbia Pictures, Eletrobrás e Secretaria da Cultura e do Turismo da Bahia. "Estamos na fase final de captação dos recursos", disse a produtora Marisa Leão.
Para reconstruir a Canudos da guerra -a cidade original foi submersa para a construção de uma barragem-, cerca de 200 operários ergueram 500 casas, igrejas e abriram ruas. O figurino do filme conta com 6 mil peças, entre uniformes militares e roupas para os canudenses, jagunços e beatas.
Rezende disse que está satisfeito com o resultado dos trabalhos. "O filme revela o amadurecimento do cinema nacional".
O filme mostra a saga de uma família (Marieta Severo e Paulo Betti) que vai com Antônio Conselheiro para fundar Canudos. A filha mais velha do casal (Abreu) não acompanha os pais e conta uma outra versão da história.

Texto Anterior: Xenakis arquiteta melodias e ritmos simétricos impossíveis em "Ittidra"
Próximo Texto: Revoluções marcam produções gaúchas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.