São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que soluçamos e como passa o soluço?

Vítor Cesar Rodrigues, 23, estudante, Ituverava (SP)
Antonio Laudanha, da Faculdade de Medicina da USP, responde:
"O soluço se caracteriza pela contração súbita do diafragma (músculo que separa o tórax do abdome) e mesmo de músculos intercostais (localizados entre as costelas), com o súbito fechamento da glote (abertura, em forma de língua, existente na laringe) e produção do ruído característico. "Em certos casos pode haver comprometimento de núcleos do sistema nervoso central.
"Não se conhece para o soluço nenhuma função fisiológica (para o funcionamento normal do organismo).
"Quando há distensão do estômago e irritação do nervo frênico (relativo ao diafragma) e dos músculos supra-espinhais pode ocorrer o soluço.
"O soluço é frequente nos alcoólatras, podendo estar presente em irritações da mucosa (revestimento úmido) do esôfago (canal que comunica o esôfago com o estômago), como nas esofagites de refluxo.
"Certos tumores, particularmente os tumores do esôfago, podem irritar o nervo frênico, dando origem aos soluços.
"Para tratar as causas banais do soluço, que são as mais frequentes, costuma-se utilizar pequenas manobras.
"Entre elas, a deglutição de pequenos goles de água, a deglutição lenta de água com respiração reduzida, segurar a respiração forçando para expirar, e outros métodos populares.
Entre os medicamentos mais usados, devem ser citados a ciorpromazina, o ácido valpróico, baclofem e a nifedipina, e por vezes tranquilizantes e outros."
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Novas drogas anti-Aids causam otimismo
Próximo Texto: DINOSSAUROS; OBESIDADE; TRANSPLANTES; SEMINÁRIO; BIOÉTICA; HISTÓRIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.