São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
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Para Idec, bancos não informam clientes

OSCAR RÖCKER NETTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quantos clientes sabem como seu banco faz a cobrança de taxas, quais os critérios usados para receber novas contas e quais são, enfim, seus direitos de consumidor?
Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), são muito poucos. Uma pesquisa feita pelo instituto concluiu que a relação banco-cliente é um paradoxo.
"Apesar de o banco ser o fornecedor do serviço, é ele quem escolhe o cliente, e não vice-versa", diz Maria Inês Landini Dolci, 40, coordenadora da pesquisa.
Um contra-senso até certo ponto explicado pelo fato de que todo banco tem o direito de escolher em que nicho de mercado vai atuar, reconhece a coordenadora. Daí existirem exigências diferenciadas de renda, de depósito inicial etc.
Há bancos que, por política administrativa, definem determinadas faixas de clientes e centram ali suas ações. Mas o Idec questiona a falta de contrapartida na relação.
Os bancos exigem muito e oferecem pouco em troca, diz Maria Inês. "Eles enviam muita correspondência, mas não informam o que cobram, como são feitos os débitos, quais os valores e as tarifas com as quais o cliente vai arcar."
Segundo Maria Inês, com isso o consumidor deixa de perceber as vantagens e desvantagens de cada instituição financeira.
Ela faz uma comparação. Quando o consumidor compra um carro, por exemplo, ele recebe manual de instruções que explica o funcionamento e tem um prazo de garantia contra problemas. "Nos bancos não há nada disso."
Por lei, os bancos têm de deixar o preço das tarifas afixado nas agências. Para o Idec, essa não é uma boa fórmula, porque o cliente não tem como avaliar os serviços e tarifas adequadamente.
Os pesquisadores do instituto pediram fotocópias da relação das tarifas nas agências para analisar em casa. Tiveram dificuldades, segundo o Idec. Os funcionários disseram que é possível pedir por fax.
"Mas não mandaram do mesmo jeito", diz Maria Inês. "Você abre a conta, mas não sabe os serviços que vai ter à disposição. Até parece que o banco está fazendo um favor em aceitar o cliente."
Método
Os pesquisadores do Idec visitaram 43 agências de 12 bancos, em quatro bairros de São Paulo. Registraram quais os documentos e recursos exigidos. Se identificaram apenas como possíveis clientes.
Além do centro da capital paulista, foram visitadas agências dos Jardins (zona oeste), Tatuapé (zona leste), Brooklin e Santo Amaro (zona sul).

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