São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cada banco com seu cliente"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) diz que existem bancos e serviços bancários para diferentes tipos de público. E o cliente escolhe o banco cujo perfil melhor se adapta a ele.
"O banco que não se esmera não vai ser escolhido pelo cliente, e banco não sobrevive sem clientes", diz Adilson Lorente, 45, coordenador de comunicação social da entidade.
Lorente discorda da avaliação feita pelo Idec. Segundo ele, não há como comparar bancos com perfis diferentes. "Cada um presta um tipo de serviço e se destina a clientes diferentes", afirma.
"O Safra, por exemplo, manda um portador pegar o depósito do cliente aonde ele estiver. É normal que se pague mais por um serviço assim. Existem bancos de varejo e os mais sofisticados."
Quase de graça
Sobre a listagem de tarifas, o coordenador diz que toda agência tem uma afixada em lugar visível. O cliente pode, com isso, verificar os preços cobrados.
Segundo ele, a maioria dos correntistas usa "três ou quatro" serviços. "Usam um extrato, um talão de cheques. Movimentam suas contas sem um centavo de gasto. As pessoas não valorizam o que têm de graça."
Lorente afirma que a pesquisa peca ao comparar serviços diferentes. "Os cartões magnéticos, por exemplo, têm diferentes serviços. O preço é uma referência, não a única."

Texto Anterior: Para Idec, bancos não informam clientes
Próximo Texto: Cheque roubado leva cliente a cartório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.