São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede monta laboratório em Salvador

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A família Andrade, dona da rede baiana de farmácias Estrela Galdino, está montando um laboratório em Salvador para atender suas lojas e as de seus concorrentes.
A Ibifarma (Indústria Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica), que vai custar cerca de R$ 4 milhões, começa a operar em janeiro do ano que vem.
A empresa vai fabricar antitérmicos, analgésicos, antiácidos, vitaminas e complementos alimentares.
No início, a Ibifarma vai atender terceiros, mas a idéia é que ela produza para a própria rede, informa Geraldo Andrade, diretor.
Ele diz que a família tem interesse em um sócio. A idéia é fazer uma joint venture para buscar qualidade e preços competitivos.
Os Andrade já tiveram um pequeno laboratório em São Paulo -A Brasterápica-, que foi vendida há dois anos.
"Foi um laboratório de experiência. Agora queremos entrar para valer nesse ramo em Salvador. Esse tipo de indústria praticamente não existe no Nordeste."
Genéricos
A indústria farmacêutica que atua na linha de genéricos -medicamentos que levam o nome do princípio ativo- têm interesse em fornecer produtos para as farmácias com a marca dos varejistas.
"Nossa idéia é atender as drogarias e também os convênios médicos", diz Fernando de Castro Marques, diretor-presidente da União Química Farmacêutica Nacional.
Ele conta que 70% do faturamento da empresa -estimado em US$ 110 milhões para 96- é representado pela linha de genéricos.
A União Química, continua ele, opera hoje com ociosidade de 30% e por isso tem interesse em produzir medicamentos com marcas das farmácias.
(FF)

Texto Anterior: Exposição do logotipo é a principal meta
Próximo Texto: Chegando agora ao Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.