São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
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'Nova Varig' voa atrás da modernidade

Mudança vai levar dois anos

CLAUDIO GARON
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Ao som dos tambores do Olodum e com muitos efeitos especiais, a Varig apresentou na última terça-feira as novas pintura e configuração interna das aeronaves.
O estilista Ocimar Versolato elogiou as mudanças. Afirmou que o novo visual é mais moderno e demonstra a coragem da empresa ao alterar o desenho de seu logotipo.
A nova rosa-dos-ventos dourada ganhou mais destaque num leme pintado em azul-escuro.
A pintura do leme deverá ser a nova marca registrada da companhia, já que é um dos itens que mais chama a atenção no avião.
Versolato gostou também da nova "barriga" do avião, pintada na mesma cor do leme.
Outro destaque é a incorporação da palavra Brasil, em letras estilizadas, ao nome da Varig.
A idéia do presidente da companhia, Fernando Pinto, 47, é identificar o que ele chama de uma "nova Varig" com um novo Brasil, que, segundo ele, seria mais moderno, mais competitivo.
A nova pintura será implantada progressivamente, ao longo de dois anos, conforme as necessidades de repintura dos jatos.
Mas as mudanças não se limitam à parte externa dos aviões. O novo logotipo participará de todas as fases da vida da empresa, como os bilhetes e cartões de embarque.
Reconfiguração
Também muda a pintura interna dos aviões. Segundo o presidente da empresa, estudos de cromoterapia orientaram as mudanças por dentro. As novas cores são relaxantes, diz.
Para atender à crescente demanda pela classe executiva, a empresa reconfigurará o interior dos jatos.
No Boeing-747/300 apresentado no Rio, a classe executiva chegou a 61 lugares. Segundo Humberto Rodrigues Filho, da área de manutenção, essa classe responde por cerca de 40% do faturamento do avião -mesmo percentual da econômica e o dobro da primeira.
No total, a capacidade do avião passou de 276 para 312 lugares.

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