São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT faz críticas a declarações de Lula

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O diretório municipal do PT de São Caetano (Grande São Paulo) está preparando um documento interno em que faz duras críticas ao maior líder do partido, Luiz Inácio Lula da Silva.
Na semana passada, Lula teria declarado, segundo o diretório municipal, que o fraco desempenho eleitoral do partido na cidade ocorreu devido à escolha da vereadora Vera Severiano para candidata à prefeitura.
Ele teria afirmado ainda que a vereadora era "eleitoralmente inexpressiva".
Personalidades
Além disso, que o partido deveria ter optado por "personalidades" do PT local, como os deputados federais Ivan Valente ou Jair Meneguelli (ex-presidente da CUT -Central Única dos Trabalhadores).
Severiano considera que Lula foi "irresponsável" nas declarações e que ele está "distanciado das bases partidárias".
Diretórios
O documento será apresentado oficialmente no próximo sábado (próxima reunião do diretório) e enviado aos diretórios estadual e nacional do PT.
"Sinto-me profundamente ofendida com as afirmações de Lula. Ele está ignorando 16 anos de uma expressiva militância partidária que tenho", disse Severiano.
Na eleição, ela teve 10.200 votos (10% dos válidos), ficando em terceiro lugar.
Hora da Verdade
Severiano milita na facção Hora da Verdade, considerada de esquerda no espectro partidário, enquanto Lula é da Articulação, tendência de centro.
"Meu nome foi indicado pela totalidade do diretório interno, que, curiosamente, é controlado pela Articulação", disse Vera Severiano.
O documento que critica Lula tem o apoio, segundo ela, de todo o diretório.
A Agência Folha não conseguiu contato com Lula até as 18h30 de ontem. Sua assessoria informou que ele estava em Porto Alegre (RS) e que não sabia como localizá-lo.

Texto Anterior: Tucano vira disputa e quer apoio petista
Próximo Texto: Elétricas e portos devem ser vendidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.