São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parceria continua no próximo filme

MURILO GABRIELI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Jim Sheridan já prepara seu próximo filme, escrito novamente em parceria com Terry George. A produção será ambientada na Roma imperial.
Para o papel do protagonista está sendo cogitado o ator britânico Daniel Day Lewis, que já trabalhou com Sheridan em "Meu Pé Esquerdo" e "Em Nome do Pai". "Me dou bem com ele", explica.
Será o primeiro filme do diretor a se passar fora de seu país. "Ao menos ostensivamente não é sobre a Irlanda", diz.
Para Sheridan, contudo, as questões da disputa pelo poder e da opressão retratadas poderiam ser pintadas em qualquer cenário.
Sheridan chegou a pensar em dirigir "Mães em Luta". "Terry, porém, estava muito mais bem informado sobre a história e tinha uma visão mais apaixonada sobre ela. Além disso, a idéia partiu dele".
George aprovou sua primeira experiência como diretor e pretende repetir a dose, apesar do aumento de responsabilidade que a mudança de função implica.
Ele comenta também a opção da dupla por histórias reais em seus dois mais recentes filmes.
"Prefiro trabalhar com material verídico. Isso estabelece limites, você não precisa se preocupar com o desenrolar da história, com o que vai acontecer na cena seguinte. Fica mais livre para se concentrar na construção do drama."
"Além disso, creio que isso facilita a identificação do público com as personagens. Ninguém acreditaria na história de 'Em Nome do Pai' se não soubesse que se trata de um fato verídico."
A opção pelo cinema, ainda segundo George, é natural para um irlandês. "Nossa cultura é muito ligada a uma tradição verbal, temos uma grande história teatral, por exemplo."
Antes de começar a escrever filmes, George trabalhou muitos anos como jornalista. Ele acaba de escrever a peça "The Belles Lettres Paper".
Já Jim Sheridan começou sua carreira como diretor teatral em Dublin e Nova York. Além dos dois filmes com Day Lewis, dirigiu também "The Field", com Richard Harris e Tom Berenger.
(MuG)

Texto Anterior: Irlandeses se dizem 'hollywoodianos'
Próximo Texto: Sugawa fala no Masp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.