São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT tenta salvar frente de apoio a Erundina

EMANUEL NERI
GEORGE ALONSO

EMANUEL NERI; GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fracassada a tentativa de formar uma frente suprapartidária em torno da candidatura Luiza Erundina, o PT articula a criação de um conselho político para coordenar a campanha e servir de base para um eventual governo de coalizão.
Batizado com o nome de Conselho Político Suprapartidário, terá a participação de políticos do PSDB, PMDB, PDT e de partidos que integraram a frente de Erundina no primeiro turno. Será lançado às 15h de segunda-feira, no Hotel San Raphael, centro de São Paulo.
Além de tentar salvar a frente suprapartidária, o PT quer usar o ato para injetar ânimo na campanha de Erundina, abalado desde o final do primeiro turno pela falta de recursos financeiros e pelo quadro adverso das pesquisas eleitorais.
O PT vai lançar o conselho na véspera do início do horário eleitoral na TV. Erundina aposta todas as sua fichas no desempenho de seu programa televisivo. Ao contrário do primeiro turno, terá espaço igual a Celso Pitta (PPB).
"Isso vai alavancar a campanha de Erundina", diz Jilmar Tatto, coordenador da campanha. "Queremos dar outra dimensão para criar um clima favorável no segundo turno", afirma.
Erundina acredita que o conselho ajudará a quebrar resistências contra sua candidatura. Seu alvo são os eleitores que votaram no primeiro turno em José Serra (PSDB), Francisco Rossi (PDT) e Aristodemo Pinotti (PMDB).
Mas o cenário é desfavorável à petista. Na última pesquisa do Datafolha (Pitta tem 57% contra 30% de Erundina), 38% dos eleitores de Serra no primeiro turno pretendem votar em Pitta -34% em Erundina. No caso dos votos de Rossi, são 53% (PPB) e 20% (PT).
Autor da proposta de criação de frente suprapartidária para apoiar Erundina, o ex-governador Franco Montoro (PSDB) será convidado para integrar o conselho. Sua proposta foi rejeitada pelo PSDB.

Texto Anterior: Relação foi tumultuada
Próximo Texto: Os "gerentes de pessoal"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.