São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACM começa corpo-a-corpo pela presidência do Senado

Senador entra na disputa contra o PMDB e quer o voto tucano

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) iniciou corpo-a-corpo por votos dos colegas, em especial dos tucanos, após a decisão tomada terça-feira pelo PMDB de não abrir mão da presidência do Senado.
Os senadores peemedebistas deixaram clara a disposição de não aceitar acordos que tirassem o cargo do partido. E de levar a disputa até a eleição secreta em plenário, se for preciso -o que seria inédito no Senado.
No mesmo dia, ACM começou a circular pelo plenário, sentando-se ao lado de cada um dos senadores do PSDB e de outros partidos presentes. A conversa era típica de candidato.
"Foi uma conversa de cortesia. Ele ainda não pediu votos, mas está amaciando o terreno", disse Lúdio Coelho (PSDB-MS).
"Ele está informando que é candidato", confirmou o líder da bancada tucana, Sérgio Machado (PSDB-CE). "Nós somos a terceira maior bancada (14 senadores) e temos uma posição estratégica importante", disse.
A possibilidade de influir na escolha do sucessor de José Sarney (PMDB-AP) causou rebuliço entre os senadores da oposição e os do chamado "baixo clero", que são sempre excluídos das decisões mais importantes.
Os partidos de oposição -PT, PDT, PPS e PSB- confirmaram a intenção de formar um bloco. Juntos, têm 11 votos e formariam a quarta maior bancada.
O líder do PPB, Epitácio Cafeteira (MA), anunciou a disposição de formar um bloco, provavelmente com o PFL. O PPB tem cinco senadores e o PFL, 22.

Texto Anterior: PMDB só vai votar a favor da reeleição se presidir a Câmara
Próximo Texto: Mais um capítulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.