São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preservativo de SP é coletado para teste

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) iniciou ontem, em São Paulo, a coleta de preservativos que serão testados pelo Inmetro (instituto de metrologia). A coleta deve terminar amanhã, e os testes devem começar segunda-feira, 28.
Os testes serão realizados pelo Instituto Falcão Bauer (SP) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT, RJ) com marcas dos produtos que foram reprovados pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em teste divulgado na semana passada.
Os produtos reprovados serão retirados do mercado, segundo Júlio Bueno, presidente do Inmetro. O teste do Inmetro é oficial, o que não acontece com o Idec (entidade particular).
A coleta compreenderá 1.500 unidades de cada tipo dos preservativos fabricados há até seis meses. Serão 750 unidades de cada tipo dos que foram fabricados há mais de seis meses. Cada instituto receberá metade do material para testes.
O Ipem é órgão delegado do Inmetro. O Instituto Falcão Bauer faz costumeiramente os testes para esse instituto. O INT, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, fez os testes do Idec.
Esses testes reprovaram preservativos com selo do Inmetro, órgão ligado ao ministério da Indústria, Comércio e Turismo e responsável pela certificação de qualidade dos produtos.
Os testes feitos pelas duas instituições foram iguais. O resultado diferiu porque o Idec testou produtos encontrados no mercado. O Inmetro só testava produtos recém-saídos de fábrica ou recém-chegados ao Brasil, segundo Bueno. Os resultados devem sair em duas ou três semanas.

Texto Anterior: Clínico geral ou especialista
Próximo Texto: Jorge Amado deixa a UTI em Salvador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.