São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Carne infecta humanos com "vaca louca"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores britânicos da Escola de Medicina do Hospital Saint Mary do Imperial College afirmam ter evidências de que o homem pode ser infectado pela "doença da vaca louca" ao comer a carne do animal.
Em artigo publicado na revista "Nature", os cientistas disseram ter descoberto uma nova variedade da doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD) semelhante à encefalopatia espongiforme bovina (BSE), a doença da "vaca louca".
As doenças são caracterizadas por degeneração do tecido cerebral, o que leva a descontrole muscular, demência e morte.
Esse novo tipo de CJD, a doença humana, é indistinguível das características moleculares da doença animal. Os pesquisadores encontraram proteínas semelhantes em tecidos (conjunto de células) humanos e de animais infectados pelas duas doenças.
"Penso que as evidências que encontramos, apesar de não totalmente concludentes, devem ser levadas muito a sério", disse John Collinge, que liderou a equipe de pesquisa do Imperial College.
Collinge, que também é membro do Comitê sobre Encefalopatia Espongiforme, criado para assessorar o governo britânico sobre o assunto, disse que a doença identificada por ele pode se transformar numa epidemia.
Teste
"Temos de começar a desenvolver métodos terapêuticos para tratar os pacientes. A doença está na fase inicial e teremos tempo para resolver o problema agora", disse.
Collinge espera conseguir desenvolver um teste de detecção da doença dentro dos próximos quatro a seis meses.
Nesse diagnóstico, as proteínas serão extraídas das amígdalas ou dos nódulos linfáticos de pacientes vivos, para que seja evitado o método de biopsia cerebral, atualmente usado.
"Há anos que a ciência procura esse tipo de indicador definitivo, como a semelhança de proteínas, em outras doenças cerebrais degenerativas, mas sem êxito", observou Collinge em entrevista.
Segundo o pesquisador, o próximo passo é encontrar mais formas semelhantes das duas doenças.
Tanto a "vaca louca" como a ECJ são doenças similares, causadas, acredita-se, por uma proteína infecciosa, o príon ("partícula infecciosa proteinácea"). Normalmente, os príons são inofensivos.
A CJD ataca normalmente uma pessoa em um milhão. Há quatro variedades da doença. Uma delas é causada por uma mutação genética. Outra se manifesta quando crianças recebem injeções de hormônio de crescimento feito a partir de cérebros de pessoas que morreram de CJD.
Uma terceira variedade ocorre espontaneamente e tem causa desconhecida. A quarta foi identificada em março deste ano, quando cientistas do governo britânico disseram que dez pessoas poderiam ter sido infectadas depois de comer carne bovina.

Próximo Texto: Nicotina ajuda a memória, mostra estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.