São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Villela resgata atmosfera dos 60

Estréia hoje, no Rio, o espetáculo 'Ventania'

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Considerado um dos expoentes do teatro dos anos 60 e 70, o dramaturgo mineiro José Vicente ganha hoje uma homenagem no Rio de Janeiro.
Escrita por Alcides Nogueira, estréia hoje, às 19h, no teatro 1 do Banco do Brasil, "Ventania", com direção do também mineiro Gabriel Villela.
A peça, um mergulho na obra de Vicente, traz para o palco a atmosfera, mitos e ícones dos "anos rebeldes" vista sob a ótica dos anos 90.
Conta a trajetória dos irmãos Zé (Davi Taiu), Vicente (Eriberto Leão) e Luzia (Sílvia Buarque). O primeiro é o "filho do Sol" e o segundo, o "filho da noite".
"É o encontro do sagrado com o profano, do dia com a noite", disse Villela, em entrevista à Folha por telefone.
Dessas dicotomias -real e imaginário; rural e urbano etc.- surge, nas palavras do diretor, a figura pulsante de Vicente.
Ventos e mudanças
O título, além de ser o apelido da cidade onde nasceu o dramaturgo, Alpinópolis (MG), é uma metáfora cujo significado principal é mudança, alteração.
Um personagem, uma espécie de sátiro, narra alguns trechos da peça e é o responsável pela "ventania" do espetáculo.
A cenografia, também de Villela, reproduz o clima das boates bregas do interior do Brasil e de bares de Bogotá, de onde chegou recentemente de uma turnê com o grupo Galpão.
O figurino foi comprado na histórica Carnaby Street, em Londres. "A roupa dos personagens masculinos são psicodélicas, de rock mesmo, enquanto as mulheres lembram Avalon."
Minas
Há tempos que a obra de Vicente está presente no universo de Villela. Os dois têm parentes em comum e nasceram em cidades mineiras vizinhas.
"Ele, assim como Chico Buarque e Milton Nascimento, foi um dos mitos da minha adolescência. Na minha cidade não havia biblioteca, mas eu já tinha 'Hoje É Dia de Rock."'
Durante a elaboração do espetáculo, o diretor chegou a procurar Vicente, hoje com 64 anos de idade, que ficou lisonjeado com a homenagem.
"Ele foi superdiscreto e não mexeu em nada da história", disse Villela.

Peça: Ventania
Direção: Gabriel Villela
Com: Sílvia Buarque, Rogério Romera, Alexandre Schumacher e outros
Onde: teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (r. Primeiro de Março, 66, tel. 021/216-0237)
Quando: estréia hoje, às 19h; de qua a sex e dom, às 19h, sáb, às 21h
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Roque Santeiro estréia em tom musical
Próximo Texto: Rio recebe objetos de Angelo de Aquino e mostra de Leonilson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.