São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996 |
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Lotações transformam largo 13 em pesadelo de motoristas Carros levam até meia hora para percorrer trecho de 1 km DA REPORTAGEM LOCAL O largo 13 de Maio, na zona sul, é um verdadeiro teste de paciência para o motorista.As ruas são estreitas -existem apenas duas faixas em cada sentido-, e o motorista ainda tem que dividi-las com as 180 peruas de lotação que param no meio-fio para fazer o embarque e desembarque de passageiros. Nos horários de pico, gastam-se até 30 minutos para atravessar o largo, em um trajeto de cerca de um quilômetro. Pelo local passam 50 linhas de ônibus, uma frota de 1.012 veículos. Área de grande concentração comercial, o motorista tem que tomar cuidado com os pedestres. Eles costumam caminhar pelas ruas, desviando-se dos camelôs que dominam as calçadas. O taxista Raimundo Oliveira, 43, trabalha há dez anos no largo, mas diz que vai ter de mudar para outro ponto. "Não dá mais para ficar aqui, o trânsito aumentou muito. Qualquer corrida significa uma perda de duas ou três horas na volta." Oliveira diz que, há dois anos, dois taxistas deixaram o ponto. "Não apareceu nenhum interessado em substituí-los." Opção O largo é a passagem entre a ponte do Socorro, na marginal Pinheiros, e as avenidas Santo Amaro e Vereador José Diniz. Quem segue para o centro da cidade tem a opção de pegar a própria marginal ou a avenida Washington Luís. O problema é que essas vias também costumam estar congestionadas. O bancário Luiz Gamarano, 27, passa toda tarde pelo largo. "Aqui não há como fugir. Quando um ônibus quebra, então, isto fica totalmente parado." O perueiro Wander Carmo também reclama. "Parece que ninguém anda", disse, ao estacionar sua lotação na pista para embarcar cinco pessoas. A prefeitura diz que as linhas de lotação credenciadas não podem parar no largo. Nos últimos dois meses, 38 peruas ilegais teriam sido apreendidas. Texto Anterior: Caminhões entopem Francisco Morato até no fim-de-semana Próximo Texto: Morre 33ª criança em hospital de Roraima Índice |
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