São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa recorre contra investigação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Montecitrus vai recorrer ao plenário do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra o despacho do conselheiro Renault de Castro que incluiu a empresa em uma investigação envolvendo quatro indústrias de suco de laranja.
"Foi uma decisão isolada do conselheiro", disse o advogado da empresa, José Inácio Franceschini.
Segundo o despacho de Castro, publicado ontem pelo "Diário Oficial" da União, a Montecitrus deverá sofrer investigação por suposta cartelização (ação combinada entre concorrentes).
Também serão investigadas outras três empresas: a Cargill, a CTM Citrus e a Cambuhy.
Castro afirma que a Montecitrus prestou informações aparentemente inverídicas. "Houve um mal-entendido", disse o advogado. Segundo ele, o objetivo da empresa é, também, reverter a decisão do conselheiro que proibiu a Cargill de processar laranjas produzidas pela Montecitrus.
A Montecitrus é um pool de produtores de laranjas. A empresa processa apenas parte de sua própria produção e contrata indústrias para o excedente.
Entre elas estava a Cargill, que absorvia cerca de 43% da demanda, mas a Cargill deixou de processar laranjas da Montecitrus em setembro de 1995. Naquele mês, a Montecitrus havia comprado a CTM Citrus. A Cargill alega que estaria impedida de operar para uma concorrente. O despacho de Castro foi favorável à Cargill.
A Folha procurou ontem a Cargill. Sua assessoria de imprensa informou que o diretor jurídico da empresa, Belini Lima, estava em viagem e que nenhuma outra pessoa poderia falar sobre o assunto.

Texto Anterior: Projeto resgata as memórias do comércio
Próximo Texto: Lojista tem cautela para formar estoque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.