São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres revive história do seu cinema

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Londres comemora os cem anos do seu cinema com a mais completa exposição já montada sobre o tema: "London on Film", em cartaz até amanhã no Museum of London.
A exposição mostra como a cidade foi documentada e exibida em cem anos de cinema, como eram seus estúdios, seus atores e suas produções.
Logo na entrada da mostra, curtas exibidos simultaneamente em vários monitores mostram como eram os costumes, a sociedade do entre-guerras e a rotina de grupos de imigrantes da cidade.
Esses documentários foram selecionados dos arquivos do British Film Institute. Neles, a transformação da cidade e dos costumes londrinos fica evidente em cenas que mostram o estouro do rock'n'roll nos anos 60 e a sociedade em ritmo industrial.
A técnica de fazer filmes e a interferência das filmagens na rotina da cidade estão registradas em uma exibição de fotos de bastidores.
O cartaz da exposição mostra uma imagem em que Jimmy Wong Howe, um "cameramam" de Hollywood, registra a reconstrução da ponte Waterloo para o filme "Sorrell & Son", de 1933. Câmeras antigas, esquetes, maquetes e pôsteres resgatam a cena do cinema inglês entre os anos 20 e 50.
Os estúdios se concentravam nas regiões sul e oeste de Londres por dois motivos: tirar vantagem dos ventos e evitar a neblina típica da área central da cidade, conhecida como "pea-soup fog" (por causa de sua coloração amarelada, a neblina foi batizada de "sopa de ervilhas").
Os transportes e a arquitetura londrinos também foram amplamente registrados no cinema. Em uma das fotos, o ator Stanley Holloway participa de uma locação para o filme "Lavender Hill Mob" (1951) no meio da calçada de Queen Victoria Street.
Grandes cenários também eram construídos nos estúdios para imitar edifícios e bairros da cidade. No filme "Sabotagem" (1936), de Alfred Hitchcock, uma foto gigantesca dos prédios da corte inglesa reproduziam o centro da cidade para tomada em estúdio que exigia participação de centenas de figurantes e dezenas de carruagens.

Texto Anterior: Plata exclui Mercosul
Próximo Texto: Espanha faz festival de cinema fantástico; Festival de Genebra premia três atores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.