São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção mata 32 bebês em Roraima

DA REDAÇÃO

Trinta e dois bebês morreram no hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista (Roraima), nos últimos 20 dias.
A causa das mortes pode ser a bactéria Acinetobacter calcoaceticus, que teria se alastrado e provocado um surto de infecção hospitalar. Pais dos bebês criticaram as condições de higiene do hospital.
"O que eu vi não é o que eu esperava de um berçário", afirmou o vendedor Jéferson Antônio da Silva, 29, pai do menino Israel, morto aos oito dias com septicemia (infecção generalizada).
Administrado pelo Estado, é a única maternidade pública da cidade e realiza cerca de 600 partos por mês, o equivalente a 98% dos partos hospitalares em Roraima.
O índice de mortalidade normalmente registrado pela maternidade é de 25 mortes para cada 1.000 nascidos vivos.
Mas, segundo a Secretaria de Saúde, nos últimos 20 dias, este índice subiu para 80 mortes por 1.000 nascimentos.
O aumento de 220% foi detectado há dez dias. O berçário onde as crianças teriam se contaminado foi interditado e isolado.

Texto Anterior: Os amigos e a crise
Próximo Texto: No ônibus com Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.