São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O caso dos marinheiros

MARCELO LEITE

A foto reproduzida ao lado foi publicada no jornal "O Dia", do Rio de Janeiro, no dia 13, e provocou revolta na Marinha. Seu Serviço de Relações Públicas enviou carta à Associação Brasileira de Imprensa qualificando-a como "montagem fotográfica grosseira", pois o uniforme usado pelo rapaz de costas não é o oficial.
No destaque aplicado no lado direito da foto, vê-se o verdadeiro uniforme. As principais diferenças estão no quepe e na lapela, que deveria ter âncoras e não estrelas.
Em nota publicada dia 20, "O Dia" admitiu o erro em relação ao uniforme, mas afirmou que o rapaz é realmente um marinheiro. Segundo Ruth de Aquino, 41, diretora de Redação, o uniforme de fantasia foi alugado pelo repórter porque o "cabo J. M." não estava com o seu e morava muito longe. O repórter não teria sido alertado de que o modelo era diferente do oficial.
A retificação não satisfez a Marinha. O comandante Rodrigues, assessor de imprensa, disse que ela "não tem o mesmo impacto", por ser pequena e não ter sido editada com o mesmo destaque. O assessor informa que a Marinha não tentou identificar o suposto cabo, por não haver nada na foto que indique ser ele um militar.

Texto Anterior: No ônibus com Maluf
Próximo Texto: ERREI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.