São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
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Simulado

Celso Pitta responde
1) O professor está com piso R$ 380,00. É possível aumentar esse salário?
Sim, é possível. A Secretaria Municipal de Educação enviou pleito que está sendo analisado pelo secretário de finanças. Promover a reestruturação da carreira de professor do ensino municipal será uma das primeiras medidas da minha administração. Valorizar o professor é o principal caminho para a melhoria da qualidade de ensino.
2) O currículo de 1º grau deveria ter aulas obrigatórias de educação sexual, religião e espanhol?
Em todas as escolas municipais os três temas já são oferecidos aos alunos.
A educação sexual é abordada de maneira interdisciplinar dentro do Programa de Atendimento Integral ao Escolar.
A religião é obrigatória para a escola e facultativa ao aluno, em horário não coincidente com o das aulas regulares.
Tanto o espanhol como o italiano, através de projeto especial, começaram a integrar, a partir deste ano, o currículo das escolas como carga horária extra.
3) O sr. é a favor de controlar a frequência dos professores municipais com relógio de ponto?
Na medida em que o controle geral de frequência de todos os servidores municipais está sendo transferido do método manual em livros para o sistema eletrônico, não há porque o professor municipal não participar desse processo.
5) Para combater a violência, é preciso colocar a Guarda Metropolitana nas escolas municipais?
Sim. Não só a Guarda Metropolitana como também instituiremos um serviço chamado Ronda Escolar que junto com o projeto zeladoria (guardas que vivem nas escolas -implantado nesta administração) dará um apoio logístico para socorro em caso de necessidade.
Os guardas, nas escolas, portarão rádios transmissores conectados a uma área central que dará informações para a viatura mais próxima da ronda escolar.
6) O sr. é a favor de se criar uma universidade municipal em SP?
Sim. A atual administração detectou, após estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas, a existência de déficit de vagas no ensino superior da cidade de São Paulo, particularmente na zona leste. Para um contingente de cerca de 35 mil alunos que concluem o segundo grau há, na região, a oferta de apenas 17 mil vagas nos cursos superiores, todos em faculdades particulares. A opção por esta região faz parte de um amplo programa de desenvolvimento, a ser por mim implantado, que inclui a criação de um pólo econômico e de uma universidade -que formará os profissionais requeridos pelo próprio pólo.
7) As universidades públicas deveriam cobrar mensalidades de quem pode pagar?
Sim. O ensino público do país tem uma grave distorção. O ensino primário e médio de boa qualidade é pago enquanto o de nível universitário público é gratuito. O que ocorre é que para o ingresso nas universidades o vestibular exige uma preparação de 1º e 2º graus muito sólida que, lamentavelmente, só as escolas particulares vêm oferecendo.
8) A sra. é a favor de se reservar uma cota de vagas para negros nas universidades públicas?
Como um integrante de um grupo de trabalho acadêmico na USP para a redefinição de políticas públicas no sentido de valorizar a comunidade negra nós recomendamos que este assunto seja aprofundado não unicamente para a reserva de cota para a comunidade negra mas a reserva de cotas de vagas para a população pobre que não tem condição de ter aquela formação básica indispensável

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