São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erundina pretende tirar Pitta da 'toca' para comparar experiência política

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O desafio do programa de TV de Luiza Erundina (PT) é tirar Celso Pitta (PPB) da "toca". O marketing da petista vai explorar a imagem de uma candidata experiente, segura, corajosa, disposta a enfrentar qualquer situação.
O programa de TV de Erundina vai mostrar um Pitta "frágil", diferente em tudo da petista. Sem experiência administrativa e política, esconde-se sob o manto protetor do prefeito Paulo Maluf.
Na TV, o programa de Erundina vai tentar cravar a imagem de "fujão" ao pepebista. Pitta tem se recusado a participar de novos debates na TV com sua adversária. O PT quer explorar isso ao máximo.
O programa da petista vai bater duro no pepebista e em seu padrinho político. Comparações entre a atual administração e a de Erundina, principalmente na área social, serão exploradas à exaustão.
"O Pitta será desnudado na TV", afirma Ricardo Carvalho, responsável pelo programa de TV de Erundina. Haverá comparações sobre a história da vida de um e de outro -nesse ponto, dizem os petistas, Erundina ganha fácil.
O PT não vai partir para ataques pessoais a Pitta. Mas vai explorar ao máximo acusações feitas na imprensa contra o malufista. É o caso da venda de Letras do Tesouro Municipal e a isenção de impostos para empresas de outdoors.
A cara do programa também muda. Erundina vai aparecer diante de um novo cenário. O branco e vermelho do primeiro turno, cores do PT, dão lugar ao vermelho, amarelo e azul. A estrela do PT também aparece de forma estilizada, dentro de um círculo.
Com quadros de humor, o horário de Erundina na TV terá novos recursos visuais para dar mais ritmo ao programa. Haverá três novos jingles. Os do primeiro turno ganharam novos arranjos.
Mais espaço
Mas o responsável pelo marketing do PT se empolga mesmo é com o espaço na TV. Agora, Erundina e Pitta têm espaços iguais -7min30s para cada um em dois horários diferentes.
É mais que o dobro do que Erundina tinha no primeiro turno. A petista também terá tempo igual para comerciais. São 15 minutos distribuídos na programação da TV e do rádio durante todo o dia.
Para Carvalho, é tempo suficiente para reverter o quadro adverso à sua candidata nas pesquisas eleitorais. "É bom não pensarem que já ganharam", diz, referindo-se aos seus adversários de marketing.
"A polarização da campanha vai nos beneficiar", diz. "Erundina tem história. É o contrário do Pitta, que há quatro meses atrás ninguém sabia quem era, e hoje quer ser prefeito de São Paulo", afirma.
Seu programa, diz, ganha em originalidade, ao desprezar efeitos de computador. "Nós dialogamos com a cidade real. Eles dialogam com a realidade virtual", diz.

Texto Anterior: Simulado
Próximo Texto: Composição do secretariado de Pitta já provoca divisão entre malufistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.