São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarto de empregado é alvo certo

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os ambientes que costumam ser modificados no projeto original de um apartamento, há alguns que são alvos preferenciais.
O exemplo mais clássico talvez seja a dependência do empregado doméstico, que, há alguns anos, era obrigatória em qualquer empreendimento.
Hoje, é acessório. Muitas famílias optam por contratar diaristas, ao invés de empregados fixos, tornando, assim, desnecessário um cômodo específico para eles.
Por isso, projetos que trazem essa dependência, especialmente se direcionados ao comprador de classe média, costumam prever a sua transformação.
"Pode ser usada para aumentar a cozinha, implantar um dormitório a mais ou um escritório", diz o arquiteto Jorge Kõnigsberger.
Para possibilitar as modificações, os projetos precisam trazer algumas diferenças em relação a apartamentos tradicionais.
Por exemplo, a laje (piso) do apartamento necessita ser mais espessa, a fim de reduzir a necessidade de colunas verticais que impeçam a remoção de paredes.
Por esse motivo, podem representar custos extras para o comprador. A construtora Líder, por exemplo, faz orçamentos das modificações pedidas.
Se o custo de construção do apartamento personalizado for maior do que o do projeto original, o cliente paga a diferença.
Se for menor, recebe créditos em seu favor que vão incidir no preço final do imóvel.

Texto Anterior: Planta flexível busca desejo do cliente
Próximo Texto: Imóveis com mesma área são diferentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.