São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba fazer reparos em móveis de madeira

PRISCILA LAMBERT
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Móveis arranhados, cadeiras quebradas e gavetas emperradas são dores de cabeça comuns. Para piorar, poucos marceneiros se dispõem a fazer pequenos reparos em domicílio. Quando isso acontece, o serviço acaba saindo caro.
Para os mais dispostos, uma solução prática e econômica é colocar a "mão na massa" e realizar pequenos consertos. Leia abaixo algumas dicas:
Arranhões
Para retirar riscos superficiais, basta passar suavemente uma esponja de aço no local danificado.
Em caso de riscos profundos, deve-se lixar um pedaço de madeira igual à do móvel e misturar o pó da madeira com cola branca, até obter uma massa homogênea. A massa deve ser aplicada sobre o risco de maneira suave.
Depois de seco, é preciso passar até três camadas de seladora, deixando secar e lixando após cada aplicação. O ideal é aplicar no acabamento o mesmo verniz utilizado originalmente no móvel.
Cadeiras
No caso de pé de cadeira quebrado, os marceneiros recomendam que a peça seja substituída.
Uma solução paliativa é colar a parte quebrada com cola branca para madeira. Deixar secar e colocar um grampo de ferro (conhecido como "sargento" e encontrado em lojas de material de construção) para fazer pressão.
Pode-se ainda enrolar uma corda -ou barbante- na parte colada, deixando uma caneta ou um pedaço de madeira entre a corda e o pé da cadeira, para fazer pressão. Deve ser deixado por 24 horas.
Para colar o encosto de uma cadeira, o procedimento é o mesmo.
Bolhas
Móveis folheados de madeira podem formar bolhas. Para removê-las, devem ser furadas com uma agulha. A seguir, deve-se injetar cola branca com uma seringa.
Gavetas
Os motivos para uma gaveta não fechar podem ser vários. Se a madeira dilatou, pode ser consertada com uma plaina (instrumento para alisar a madeira), diminuindo a altura das laterais da gaveta. Caso o problema seja na corrediça, deve-se aplicar parafina nas laterais.
Mas não esqueça: para resolver problemas mais sérios, é recomendável procurar profissionais especializados para evitar danos maiores nas peças. A marcenaria Artek, por exemplo, tem um departamento de pequenos reparos.
Já quem preferir um curso de marcenaria, uma opção é procurar o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Onde encontrar - Artek: (011) 565-3703; Senai: (011) 229-0221.

Texto Anterior: Planta flexível busca desejo do cliente
Próximo Texto: Pátina dá novo visual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.