São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pátina dá novo visual

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A pátina -processo de coloração da madeira em tons claros- pode ser uma boa alternativa para quem não pretende se desfazer de seus móveis antigos, mas acha que já está na hora de lhes dar um novo visual.
O processo é simples. Em primeiro lugar, é preciso remover a tinta ou a tinta do móvel. Para isso, usa-se removedor, espátula de aço e, depois, uma esponja de aço para auxiliar a remoção.
Depois, lava-se o móvel com estopa embebida com "tinner" para deixar a madeira sem impurezas.
Em seguida, deve-se lixar o móvel com lixa nº 220, no sentido dos veios da madeira, e aplicar, com uma trincha (pincel largo), uma mão de tinta látex branca, criando a base.
Para obter a pátina colorida, deve-se pintar o móvel com a cor desejada antes de aplicar o látex branco.
Depois de feita a base, retira-se o excesso de tinta com uma malha molhada até a madeira ficar com aparência de manchada.
Quando a madeira estiver seca, deve-se aplicar três camadas de seladora, sempre deixando secar e lixando após cada aplicação.
A peça deve ficar macia. Utiliza-se, então, uma esponja de aço para retirar os riscos provocados pela lixa.
Feito isso, aplica-se, com estopa, uma camada de cera incolor pastosa para madeira. Para secar, leva três horas. Depois, é preciso passar uma escova de piaçava e lustrar com uma flanela.

Texto Anterior: Saiba fazer reparos em móveis de madeira
Próximo Texto: Prédio do correio será 'reciclado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.