São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como se forma a caspa?

Adriana Marinheiro Machado, 19, técnica em nutrição, Santo André (SP)
José Eduardo Costa Marques, da Faculdade de Medicina da USP, responde:
"A caspa é resultado de uma dermatite seborréica: uma irritação da pele do couro cabeludo causada por excesso de óleo.
"Uma produção anormalmente intensa de óleo faz com que haja acúmulo da substância no couro cabeludo. O óleo acumulado se modifica e não é mais reconhecido pelo organismo.
"A presença desse 'corpo estranho' irrita a pele, que se escama excessivamente. A caspa é formada por esse excesso de pele que se destaca do couro cabeludo.
"Todos aqueles que têm caspa possuem um estado constitucional seborréico, ou seja, possuem uma bagagem genética que os predispõe à excessiva produção de óleo. E todos os que têm caspa apresentam no couro cabeludo um fungo chamado Pityrosporum ovale.
"Resta controvérsia entre os cientistas sobre o papel desse fungo na produção da caspa.
"Uma primeira teoria defende que o fungo não interfere na produção da caspa. Uma segunda entende que o fungo apenas agrava o problema da caspa. Há outros pesquisadores que defendem ser o fungo o causador da caspa. Em todo caso seu papel não é definido."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: O risco da "vaca louca" para o homem
Próximo Texto: Os pesadelos da memória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.