São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que o óxido nitroso pode provocar

DARTIU XAVIER DA SILVEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O óxido nitroso é um gás anestésico utilizado em pessoas que vão ser submetidas a procedimentos cirúrgicos, com a finalidade de torná-las mais relaxadas e semiconscientes antes da administração de anestésicos mais potentes. É semelhante ao éter, porém menos forte. No contexto hospitalar, é geralmente inalado em associação com oxigênio, por meio de máscaras de inalação.
O óxido pode ser utilizado indevidamente como droga de abuso. Tubos deste gás podem ser encontrados até mesmo em consultórios, podendo ser facilmente requisitados por médicos, dentistas, clínicas e hospitais.
A intoxicação por óxido nitroso constitui uma experiência complexa, cujos efeitos se assemelham a uma combinação da intoxicação por drogas sedativas e por alucinógenos. A maioria dos indivíduos relata uma sensação agradável de calma, com certa euforia. Alguns relatam uma espécie de experiência psicodélica de grau moderado, com características de introspecção e sensação de transcendência.
O óxido nitroso causa comprometimento de funções cognitivas (memória, atenção), da percepção do tempo e da atividade psicomotora. Há diversos relatos de literatura médica de morte súbita por inalação de substâncias voláteis.

Texto Anterior: O filósofo do óxido nitroso
Próximo Texto: A filosofia míope do capitalismo-cassino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.