São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
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Como enfrentar grandes clientes

. Avalie se está preparado para fornecer em grandes quantidades
. Normalmente, grandes empresas exigem as planilhas de custos. Forneça no início, até conquistar o cliente
. Cuide da qualidade dos produtos e da padronização
. Faça adaptações no produto para atender exigências de clientes
. Não deixe de fazer investimentos exigidos caso o contrato seja compensador
. Seja criativo
. Só compre de fornecedores que tenham produtos de qualidade
. Não economize com a substituição de ingredientes sem verificar os efeitos finais
. Instalações da empresa deve seguir as regras sanitárias
. Se for necessário, registre os produtos no Ministério da Saúde
. Higiene da empresa deve estar sempre impecável
. Faça exames microbiológicos periódicos nos produtos para evitar eventuais contaminações
. Esteja sempre pronto para uma visita de um cliente ou de um possível cliente
. Esteja preparado para atender pedidos extras, ou de última hora, para que o cliente não se decepcione
. Planeje embalagens adequadas para os produtos e para o transporte
. Lembre que despesas com embalagens e transportes integram os custos do produto
. Nunca deixe de cumprir prazos e horários
. Não se intimide em ter preços diferentes para cada cliente caso os serviços agregados aos produtos sejam diversos
. Mantenha contatos constantes para evitar problemas e detectar falhas
. Treine funcionários que trabalhem no atendimento

Fonte: Sebrae-SP e empresas

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