São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996 |
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Como enfrentar grandes clientes . Avalie se está preparado para fornecer em grandes quantidades . Normalmente, grandes empresas exigem as planilhas de custos. Forneça no início, até conquistar o cliente . Cuide da qualidade dos produtos e da padronização . Faça adaptações no produto para atender exigências de clientes . Não deixe de fazer investimentos exigidos caso o contrato seja compensador . Seja criativo . Só compre de fornecedores que tenham produtos de qualidade . Não economize com a substituição de ingredientes sem verificar os efeitos finais . Instalações da empresa deve seguir as regras sanitárias . Se for necessário, registre os produtos no Ministério da Saúde . Higiene da empresa deve estar sempre impecável . Faça exames microbiológicos periódicos nos produtos para evitar eventuais contaminações . Esteja sempre pronto para uma visita de um cliente ou de um possível cliente . Esteja preparado para atender pedidos extras, ou de última hora, para que o cliente não se decepcione . Planeje embalagens adequadas para os produtos e para o transporte . Lembre que despesas com embalagens e transportes integram os custos do produto . Nunca deixe de cumprir prazos e horários . Não se intimide em ter preços diferentes para cada cliente caso os serviços agregados aos produtos sejam diversos . Mantenha contatos constantes para evitar problemas e detectar falhas . Treine funcionários que trabalhem no atendimento Fonte: Sebrae-SP e empresas Texto Anterior: Comida caseira vira negócio industrial Próximo Texto: Sebrae-SP terá serviço para o recadastramento Índice |
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