São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
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Redes ficam fora da programação

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As redes de TV aberta -Globo, SBT, Bandeirantes, Record e Manchete- não estão sendo distribuídas pelas operadoras de TV com transmissão digital.
No pacote da DirecTV, só há duas emissoras abertas: a TV Educativa, do Rio, e a Gazeta.
A Sky só deve oferecer a TV Cultura. Nem a Globo, que é acionista majoritária da Sky, deve entrar no pacote.
As razões das ausências das redes abertas na Sky e na DirecTV são comerciais. As afiliadas acreditam que perderiam verbas publicitárias se as redes aderissem às operadoras digitais.
Se a Sky fosse retransmitir a Globo, por exemplo, ela irradiaria o sinal para quase todo o país. Provavelmente, iria retransmitir o sinal da Globo gerado em rede nacional -sem as inserções publicitárias regionais, feitas pelas emissoras afiliadas.
Isso prejudicaria as emissoras regionais, como a maior delas, a RBS, retransmissora da Globo no Sul e também sócia da Sky.
O assinante da Sky em Porto Alegre, por exemplo, não veria os comerciais veiculados pela Globo (via RBS) na região.
Com o aumento do número de assinantes da Sky, a emissora regional perderia audiência.
Para Rubens Furtado, diretor-geral da Rede Bandeirantes, a retransmissão das abertas pelas TVs digitais seria "um decreto de morte das emissoras regionais a longo prazo".
Segundo Furtado, a Bandeirantes tem 84 retransmissoras no país. Metade dos intervalos comerciais da rede são ocupados por inserções publicitárias dessas emissoras regionais.
As operadoras acreditam que, no futuro, poderão retransmitir as emissoras abertas. "O sistema é novo e as TVs estão analisando o impacto", disse Jacques Wladimirski, diretor-geral da DirecTV.

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